Vou falar um pouco da Anatomia e Fisiologia da Pele que é o órgão maior do corpo humano. Sei que pode parecer um pouco chato, mas é importante para podermos entender certas coisas que irei desenvolver mais para a frente em Posts. A Pele reveste maior parte do nosso corpo e em várias partes apresenta espessuras diferentes e características estas também um pouco diferentes. Ela tem 4 Funções principais:
FUNÇÃO DE PROTECÇÃO – Previne a entrada de corpos estranhos, como Substâncias Tóxicas, Radiações e microrganismos, estes últimos são retidos devido ao PH ácido e à constante descamação das Células Superficiais.
Através de 2 mecanismos também consegue se proteger contra a desidratação.
*Termorreguladora – O nosso corpo consegue regular a Temperatura corporal é através da nossa pele e de certos mecanismos que isso acontece com o Frio os nossos vasos sanguíneos Subcutâneos contraem-se de modo a minimizar as perdas de calor, os nossos folículos pilosos têm músculos que produzem a sua erecção com o frio, criando uma camada de ar estático junto à pele que retarda as trocas de calor, quando existe o inverso ou seja os Calor os nossos vasos sanguíneos Subcutâneos dilatam-se de modo a maximizar as perdas de calor. As Glândulas Sudoríparas incrementam a Secreção de um líquido aquoso (Suor) cuja a evaporação diminui a Temperatura Superficial do Corpo.
*Imunitário – a pele contém diversos tipos de Leucócitos (Glóbulos Brancos). Existem Linfócitos que regulam a resposta Imunitária e desenvolvem respostas específicas. As Células que se encontram no Sistema Imunitário da Pele são chamadas de Células de Langerhans.
Imagem de Célula de Langerhans
FUNÇÃO METABÓLICA – Através da Luz Solar que é fabricado a Vitamina D, que promove a absorção do Cálcio, esta Vitamina é Lipossolúvel é obtida a partir do Colesterol como precursor metabólico através da Luz do Sol, e de fontes dietéticas.
FUNÇÃO SENSORIAL – Toda a pele do corpo está envolvida no tacto. Quando agentes externos como por exemplo, o Calor, a Pressão, o Frio ou a dor entram em contacto com a rede de receptores disposta na pele, produzem-se correntes nervosas que se dirigem ao cérebro.
MORFOLOGIA DA PELE
A Pele divide-se em várias camadas.
EPIDERME é camada mais superficial da pele e protege o nosso corpo do meio ambiente. Apresenta uma espessura variável conforme a região onde se encontra, as zonas sujeitas a um maior atrito como as palmas das mãos e as plantas dos pés têm uma camada mais grossa.
É constituída por um Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (Células escamosas dispostas em várias camadas). A Célula principal é o queratinócito que produz queratina (proteína resistente e impermeável responsável pela protecção da pele). Existem ainda os melanócitos (células produtoras da melanina, pigmento natural que nos protege dos raios UV) e Células Imunitárias (Células de Langerhans).
Única camada da pele que não tem vasos sanguíneos e nervos. São os vasos sanguíneos ao nível da derme que nutrem as células basais, responsáveis pela formação contínua das células da epiderme. Os nutrientes e o Oxigénio chegam a esta camada por difusão.
A Epiderme vai sofrendo uma renovação constante. As Células da camada mais profunda (Derme) multiplicam-se por mitose em intervalos de 15 a 20 Horas, as Células filhas migram para a superfície ao mesmo tempo que se vão enchendo de queratina (Queratinização), antes de serem eliminadas em fragmentos microscópios, a chamada descamação.
Assim sendo dentro da Epiderme existem 4 camadas:
Única camada da pele que não tem vasos sanguíneos e nervos. São os vasos sanguíneos ao nível da derme que nutrem as células basais, responsáveis pela formação contínua das células da epiderme. Os nutrientes e o Oxigénio chegam a esta camada por difusão.
A Epiderme vai sofrendo uma renovação constante. As Células da camada mais profunda (Derme) multiplicam-se por mitose em intervalos de 15 a 20 Horas, as Células filhas migram para a superfície ao mesmo tempo que se vão enchendo de queratina (Queratinização), antes de serem eliminadas em fragmentos microscópios, a chamada descamação.
Assim sendo dentro da Epiderme existem 4 camadas:
*CAMADA CÓRNEA é a mais superficial, é constituída por células mortas e anucleadas com o citoplasma preenchido por queratina.
* CAMADA GRANULOSA os queratinócitos apresentam no seu citoplasma grande quantidade de Grânulos de queroto-hialina (proteína precursora da queratina.
*CAMADA ESPINHOSA ou MALPIGHI é constituída por Células cúbicas ou achatadas com alguma queratina, aqui começam a formar junções celulares umas com as outras como desmossomas (células responsáveis pela síntese da Vitamina D) e tight junctions.
*CAMADA BASAL é a camada mais profunda e está em contacto com a Derme, onde existe uma intensa multiplicação celular.É constituída por Células Cúbicas pouco diferenciadas, têm muito pouca queratina. Algumas destas Células diferenciam-se e passam para a camada mais superficial e outras se mantêm e continuam-se a dividir (renovação da pele).
DERME é um Tecido que sustenta a Epiderme, é constituído por elementos fibrilares, como Cologénio e a Elastina e outros elementos da matriz, como proteínas estruturais Glicosaminoglicanos ( GAGs).
Na Derme encontra-se Vasos Sanguíneos, terminações nervosas e órgãos Sensoriais e Glândulas.
A Epiderme Penetra na Derme e origina os folículos pilosos, Glândulas Sebáceas e Sudoríparas, também aqui se encontra o músculo erector do Pêlo, fibras de Elásticas (Elastina), fibras de colagénio (Resistência). A parte mais Externa da Pele em Contacto com a Epiderme designa-se por Camada Papilar formada por tecido conjuntivo lasso e com feixes de Colagénio mais finos, enquanto a camada mais Interna designa-se por Camada Reticular formada por tecido conjuntivo denso e rico em fibras Elásticas
Imagem da Estrutura da Pele e sua Legenda | 1- Epiderme 2- Junção Dermo Epidermica 3- Derme 4- Hipoderme 5- Filme Hidrolipídico 6- Corneocitos 7- Queratinócitos 8- Inervação 9- Melanócito 10- Células de Langerhans 11- Células de Merkel 12- Sistema Linfático 13- Vascularização 14- Sistema Pilo sebáceo 15- Glândulas Sebáceas 16- Colagénio 17- Elastina 18- Fibroblastos 19- Substância Fundamental |
HIPODERME é a porção mais profunda da Pele, formada por um tecido conjuntivo lasso que serve para unir, de maneira pouco firme, a Derme aos outros órgãos do corpo. Contém feixes de tecido que envolvem adipócitos (tecido adiposo). Sua Estrutura fornece protecção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias, protege o organismo da perda de calor e armazena água e energia.