segunda-feira, 28 de julho de 2008

Anatomia e Fisiologia da Pele

Vou falar um pouco da Anatomia e Fisiologia da Pele que é o órgão maior do corpo humano. Sei que pode parecer um pouco chato, mas é importante para podermos entender certas coisas que irei desenvolver mais para a frente em Posts. A Pele reveste maior parte do nosso corpo e em várias partes apresenta espessuras diferentes e características estas também um pouco diferentes. Ela tem 4 Funções principais:

FUNÇÃO DE PROTECÇÃO – Previne a entrada de corpos estranhos, como Substâncias Tóxicas, Radiações e microrganismos, estes últimos são retidos devido ao PH ácido e à constante descamação das Células Superficiais.

Através de 2 mecanismos também consegue se proteger contra a desidratação.

*Termorreguladora – O nosso corpo consegue regular a Temperatura corporal é através da nossa pele e de certos mecanismos que isso acontece com o Frio os nossos vasos sanguíneos Subcutâneos contraem-se de modo a minimizar as perdas de calor, os nossos folículos pilosos têm músculos que produzem a sua erecção com o frio, criando uma camada de ar estático junto à pele que retarda as trocas de calor, quando existe o inverso ou seja os Calor os nossos vasos sanguíneos Subcutâneos dilatam-se de modo a maximizar as perdas de calor. As Glândulas Sudoríparas incrementam a Secreção de um líquido aquoso (Suor) cuja a evaporação diminui a Temperatura Superficial do Corpo.

*Imunitário – a pele contém diversos tipos de Leucócitos (Glóbulos Brancos). Existem Linfócitos que regulam a resposta Imunitária e desenvolvem respostas específicas. As Células que se encontram no Sistema Imunitário da Pele são chamadas de Células de Langerhans.

Imagem de Célula de Langerhans


FUNÇÃO METABÓLICA – Através da Luz Solar que é fabricado a Vitamina D, que promove a absorção do Cálcio, esta Vitamina é Lipossolúvel é obtida a partir do Colesterol como precursor metabólico através da Luz do Sol, e de fontes dietéticas.

FUNÇÃO SENSORIAL – Toda a pele do corpo está envolvida no tacto. Quando agentes externos como por exemplo, o Calor, a Pressão, o Frio ou a dor entram em contacto com a rede de receptores disposta na pele, produzem-se correntes nervosas que se dirigem ao cérebro.


MORFOLOGIA DA PELE

A Pele divide-se em várias camadas.

EPIDERME é camada mais superficial da pele e protege o nosso corpo do meio ambiente. Apresenta uma espessura variável conforme a região onde se encontra, as zonas sujeitas a um maior atrito como as palmas das mãos e as plantas dos pés têm uma camada mais grossa.
É constituída por um Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (Células escamosas dispostas em várias camadas). A Célula principal é o queratinócito que produz queratina (proteína resistente e impermeável responsável pela protecção da pele). Existem ainda os melanócitos (células produtoras da melanina, pigmento natural que nos protege dos raios UV) e Células Imunitárias (Células de Langerhans).
Única camada da pele que não tem vasos sanguíneos e nervos. São os vasos sanguíneos ao nível da derme que nutrem as células basais, responsáveis pela formação contínua das células da epiderme. Os nutrientes e o Oxigénio chegam a esta camada por difusão.
A Epiderme vai sofrendo uma renovação constante. As Células da camada mais profunda (Derme) multiplicam-se por mitose em intervalos de 15 a 20 Horas, as Células filhas migram para a superfície ao mesmo tempo que se vão enchendo de queratina (Queratinização), antes de serem eliminadas em fragmentos microscópios, a chamada descamação.
Assim sendo dentro da Epiderme existem 4 camadas:

*CAMADA CÓRNEA é a mais superficial, é constituída por células mortas e anucleadas com o citoplasma preenchido por queratina.

* CAMADA GRANULOSA os queratinócitos apresentam no seu citoplasma grande quantidade de Grânulos de queroto-hialina (proteína precursora da queratina.

*CAMADA ESPINHOSA ou MALPIGHI é constituída por Células cúbicas ou achatadas com alguma queratina, aqui começam a formar junções celulares umas com as outras como desmossomas (células responsáveis pela síntese da Vitamina D) e tight junctions.

*CAMADA BASAL é a camada mais profunda e está em contacto com a Derme, onde existe uma intensa multiplicação celular.É constituída por Células Cúbicas pouco diferenciadas, têm muito pouca queratina. Algumas destas Células diferenciam-se e passam para a camada mais superficial e outras se mantêm e continuam-se a dividir (renovação da pele).

Camadas da Epiderme


DERME é um Tecido que sustenta a Epiderme, é constituído por elementos fibrilares, como Cologénio e a Elastina e outros elementos da matriz, como proteínas estruturais Glicosaminoglicanos ( GAGs).
Os Fibroblastos são células envolvidas com a produção dos componentes da matriz intracelular.
Na Derme encontra-se Vasos Sanguíneos, terminações nervosas e órgãos Sensoriais e Glândulas.
A Epiderme Penetra na Derme e origina os folículos pilosos, Glândulas Sebáceas e Sudoríparas, também aqui se encontra o músculo erector do Pêlo, fibras de Elásticas (Elastina), fibras de colagénio (Resistência). A parte mais Externa da Pele em Contacto com a Epiderme designa-se por Camada Papilar formada por tecido conjuntivo lasso e com feixes de Colagénio mais finos, enquanto a camada mais Interna designa-se por Camada Reticular formada por tecido conjuntivo denso e rico em fibras Elásticas







Imagem da Estrutura da Pele e sua Legenda
1- Epiderme
2- Junção Dermo Epidermica
3- Derme
4- Hipoderme
5- Filme Hidrolipídico
6- Corneocitos
7- Queratinócitos
8- Inervação
9- Melanócito
10- Células de Langerhans
11- Células de Merkel
12- Sistema Linfático
13- Vascularização
14- Sistema Pilo sebáceo
15- Glândulas Sebáceas
16- Colagénio
17- Elastina
18- Fibroblastos
19- Substância Fundamental

HIPODERME é a porção mais profunda da Pele, formada por um tecido conjuntivo lasso que serve para unir, de maneira pouco firme, a Derme aos outros órgãos do corpo. Contém feixes de tecido que envolvem adipócitos (tecido adiposo). Sua Estrutura fornece protecção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias, protege o organismo da perda de calor e armazena água e energia.

domingo, 27 de julho de 2008

Apresentação do Blog

Aqui vai o meu 1º Post, que vai servir para apresentação de alguns temas , dos quais quero tratar neste Espaço. Vou Abordar temas que estejam relacionados com Beleza e seus Tratamentos, Pele e tudo que esteja relacionado com ela e maquilhagem....
Tentarei deixar aqui algumas informações que possam ser úteis e também alguns conhecimentos, que tenho sobre este assunto.

Agradeço desde já as visitas e vou tentar escrever com alguma frequência artigos e responder aos comentários e futuras dúvidas.

Sandra Melo