quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Melanina

Vou abordar sobre a melanina e a sua síntese, também sobre o que acontece quando existe uma produção excessiva de melanina, o que podemos fazer para que haja uma diminuição da produção da mesma.

O que é a Melanina ?
É uma proteína que confere pigmentação (cor) à pele, olhos e cabelos.
A Melanina encontra-se nos melanócitos ou melanoblastos, célula da camada basal da Epiderme que mantém contacto com os queratinócitos através de prolongamentos citoplasmáticos, estes prolongamentos é que permitem que os pigmentos produzidos se depositem nos queratinócitos.

Imagem a cima em verde representa um melanócito



Como se efectua a Síntese de Melanina?

É feita pela presença de uma enzima tirosinase que se encontra nos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido (a.a) tirosina, por intermédio da acção da tirosinase, a qual passa de um aminoácido incolor à um pigmento castanho.
A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas Melanossomas, que se deslocam pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, onde são fagocitados pelos queratinócitos e se concentram na camada de queratina.
Estas reacções são desencadeadas pelos raios UV (ultravioletas).
As diversas camadas dos queratinócitos com melanina fornecem uma defesa eficaz dos tecidos subjacentes contra efeitos nocivos dos raios solares, principalmente dos raios UV.

O aparecimento das manchas devem-se em parte porque os nossos melanócitos ficam como "avariados" e começam a produzir melanina em excesso e provocando manchas.
Existem vários tipos de manchas e também vários tipos de tratamentos, mas devemos ter em atenção que nenhum dos tratamentos vais inibir a produção de melanina, se assim acontecesse, ficaríamos albinos e consequentemente a nossa pele desprotegida contra as agressões vindas pelos raios UV.
Os tratamentos consistem, sim em fazer um aclaramento da mancha, ou então utilizando vários produtos que vão digamos "reparar" o melanócito e dizer que não existe necessidade de uma produção em excesso.
Devemos ter em conta que temos que usar sempre um protector solar, e as pessoas que fazem este tipo de tratamentos o deverão usar em duplicado, porque senão o resultado do tratamento será o contrario (mais manchas e mais escuras).

No próximo post continuarei a falar sobre manchas.

Até lá ...

2 comentários:

priscila disse...

Meu eu tenho 16 anos, (sou morena/ com algumas partes brancas,tipo a região dos seios e um pouco além, e na a região dos braços na parte inferior desde pequena... e essa cor não muda por mais que eu tome sol!) enfim, começo do ano agora e fui pra bahia em janeiro, fiquei 20 dias lá, e fui pra praia nisso usei bronzeador solar no rosto todo, e fiquei das 10 horas da manhã até as 4 horas da tarde e enfim, fiquei bem avermelhada mesmo,! e nisso.. não contentada usei mais bronzeador e fiquei na frente do prédio da minha avó tomando sol.. dai, voltei pra casa, pra são paulo de volta bem P-R-E-TA de vermelha fiquei PRETA PRETA PRETA, e agora eu me arrependi totalmente, enfim.. depois de uns 15 dias, apareceram manchas nas minhas palpebras perto dos lábios no queixo na testa, enfim quase no rosto todo,fiquei desesperada e vim procurar na internet as causas, enfim fiquei sabendo desse negócio de melanina da pele, fui em imagens, e algumas imagens bateram com as minhas manchas, e agora eu to morena um pouco escura, ainda tem partes de bronzeador pelo meu corpo, a minha parte branca ainda esta brancona ela não muda de cor, e o resto muda, e eu gostaria de saber o porque? que ela não muda sendo que eu sou morena.. e tipo no meu registro de nascimento eu to marcada como (BRANCA)que espécie de branca seria eu? e gostaria de saber se a melanina sai com o tempo? porque depois disso, não consigo ficar 10 minutos no sol, que parece raios de fogo de 10000000000000 e tantos graus queimando tudo... até a água arde meu rosto quando eu fico no sol, e resseca muito rápido, por favor ME AJUDA!!!!!!!!!!!!!! :/ (OBS) a mancha dos meus olhos melhorou depois que comecei a usar o sabonete dove, do queixo ta saindo um pouco, mas to pessima com vergonha.. e alto estima lá em baixo, eu queria pintar meu cabelo da cor de chocolate, mas estou escurinha pra isso, o que eu posso fazer? fui no dermatologista pelo visto ele era novato, porque ficou meio que sem o que dizer, disse que com tempo melhorava, enfim.. eu tinha umas espinhas ele me indicou uma pomada chamada (Epiduo) usei, a pele ficou bem avermelhada depois de 3 dias e começou a doer, no dia seguinte lavei usei protetor solar, o protetor ficou causando ardência no meu rosto, e quando eu sai no sol, piorou fiquei parecendo um camarão e as manchas aumentaram de volta, e agora está começando a sumir, mas ainda tem bastante, poxa me ajuda?????? minha mãe não quer mais me ajudar disse que esses remédios só ferram com meu rosto, e ela ja gastou muito comigo. SOCORRO!

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.