domingo, 17 de agosto de 2008

Envelhecimento e suas Causas

A informação relacionada com o envelhecimento 30% está contida no nosso DNA, onde não podemos fazer nada "mexer" para altera-lo, mas ainda nos restam 70% ao qual podemos e altera-lo.
Existem 2 tipos de envelhecimento:

Intrínseco
interno ou cronológico ( onde se encontram os 30%), factores de hereditariedade, tipo de pele, estados hormonal, mutação das cadeias de DNA, das quais se manifestam com o aparecimento de rugas e perda do suporte Dérmico.

Extrínseco
está relacionado com factores externos como: Tabagismo, factores ambientais (poluição, radiações UV), álcool, má alimentação e o Sedentarismo. Manifestam-se com o aparecimento rugas, alterações de pigmentação, atrofia, perda do suporte Dérmico, Telangiectasias e aparecimento de lesões pré e cancerosas cutâneas, devido á exposição crónica ás radiações ultravioletas.

Falarei agora um pouco mais sobre cada tipo de envelhecimento e seu relacionamento com a pele.

Características das alterações na pele a nível Intrínseco

  • Rugas e Rídulas;
  • Espessamento da camada Córnea;
  • Alisamento da superfície epidérmica interna;
  • Diminuição das células basais;
  • Vasos superiores da derme comprimidos;
  • Fibras elásticas e colagénicas alteradas, compactas, orientadas com as rugas;
  • Diminuição da rede capilar;
  • Existe uma Diminuição dos pêlos (face, tronco);
  • Existe alteração a nível da Glândulas Sebácea, onde a sua secreção está diminuída e da Glândula Sudorípara onde a transpiração também diminui;
  • Nos orgãos anexos como: Cabelo, também existem alterações como perda de pigmentação do cabelo entre outras.

A nível extrínseco

Factores ambientais como radiações - A maior parte da radiação UV emitida pelo Sol é absorvida pela atmosfera terrestre . Existem vários tipos de radiações, falarei apenas em duas:

UVA 99% dos raios ultravioletas que efectivamente chegam á superfície da terra são deste tipo.
UVB é parcialmente absorvida pelo ozono da atmosfera e a parcela que chega á terra é responsável por danos á pele.

Foto envelhecimento provocado pela radiação ultravioleta do sol sobre a pele, exercendo um efeito na espessura e propriedade da pele.


Características das alterações na pele a nível Extrínseco

  • Perda de Elasticidade;
  • Alteração da pigmentação (manchas hiper/hipopigmentadas);
  • Rugas finas e profundas;
  • Telangiectasias - que são dilatações de capilares, artérias ou veias menores do que 2mm de calibre, têm disposição linear ou sinuosa podendo formar emaranhados ou ter aspecto aracneiforme ("aranhas vasculares") ou retiformes ("em forma de rede");
  • Alteração da superfície da pele, que se pode apresentar mais áspera, ressequida e descamativa;
  • Queratoses solares - resultado do crescimento precoce e desordenado de queratócitos da epiderme. De modo geral, aparece em pele clara de preferência, que sofreu exposição solar continuada por longos períodos, lugares mais comuns para aparecerem: Face, orelhas, dorso das mãos e couro cabeludo de homens com perda de cabelo;
Imagem de queratoses solares
  • Carcinomas e melanomas - o melanoma maligno origina-se dos melanócitos, as células que produzem o pigmento melanina, que dá cor à pele . O aspecto inicial do melanoma é variado, mas caracteriza-se habitualmente, pelo aparecimento de um pequeno nódulo ou mancha de cor negra de alcatrão, sobre a pele aparentemente sãs ou sobre um sinal já existente.
Imagem de melanomas

Factores como o Stress - também é grande responsável pelo envelhecimento, porque reduz a capacidade Imunológica, elevação dos riscos para doenças cardíacas e a elevação dos processos oxidativos, aumentando os radicais livres entre outros.

Factores como o Tabagismo - provoca o envelhecimento precoce, prejudica a circulação periférica da pele, activa genes responsáveis pela criação de enzimas que quebram as moléculas de colagénio, provocando a diminuição dos níveis destes.
Diminui os níveis da Vitamina A e também diminui a humidade da pele, deixando-a seca e rugosa. A pele fica baça e cinzenta, pois não existe um correcto funcionamento da troca de gases (O2 e CO2) entre as células.

Factores como má alimentação - uma dieta não equilibrada contribui para o envelhecimento da pele. Devemos ingerir líquidos para a saúde em geral, mas também para a hidratação do organismo.
Existem elementos que são importantes e devem ser ingeridos para repor ou suprimir necessidades, são eles : Água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim toda a gama de alimentos que contenham as Vitaminas, Proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento.

Factores como o Sedentarismo - a falta de actividade física conduz a uma perda progressiva da força muscular e da flexibilidade, originando a um risco aumentado de desenvolver doenças como osteoporose e artrose.


Aqui ficam alguns factores de envelhecimento e suas causas.
No meu próximo post irei falar sobre colagénio, elastina, radicais livres que tanto ouvimos falar e também de rugas.

Até lá

Sem comentários: