sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Rugas,Fibroblastos (células de colagénio e elastina) e radicais livres

Rugas

Acontecem devido à contracção dos fibroblastos ou seja perdem elasticidade e a capacidade de descontracção.
São Secundárias à atonia (perda do tono normal dos tecidos) cutâneo-muscular por alteração da derme-hipoderme e acção da gravidade, onde existe uma atrofia por destruição das fibras de colagene e fibras de elásticas.

As rugas dividem-se:

Primárias é uma depressão linear que interrompe a uniformidade da superfície cutânea por diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica .

Secundárias
são continuações das primeiras , ao qual se acentua a profundidade.

Terciárias
onde existe perda de elasticidade e do Tônus .

As rugas podem ser:

Rugas Expressão causadas pela contracção muscular facial repetida ao longo dos anos aparecem mais em regiões onde a pele é mais fina e sensível como em redor dos olhos, testa e lábios.

Rugas Profundas ou estáticas são permanentes sem que haja qualquer contracção muscular, são decorrentes do envelhecimento intrínseco da pele (perda de colagénio, perda de ácido -hialurónico ...etc) e do envelhecimento extrínseco (sol, poluição, factores ambientais ....etc)
e são rugas mais profundas.


Fibroblastos

Sintetizam as proteínas (colágenio e elastina), além de glicosaminoglicanos (substância que existe na pele e com o colagénio confere consistência à pele) e glicoroteínas que fazem parte da matriz extra celular.

Colagénio é uma proteína e tem várias funções entre elas de unir e fortalecer os tecidos.

Elastina é uma proteína e é o principal componente das fibras elásticas. Possui uma estrutura enovelada no estado relaxado, que pode ser esticada, mas que retorna ao estado enovelado quando ocorre o relaxamento.
Na nossa pele, ela é responsável pela elasticidade.



Imagem de fibroblastos e fibras de colagénio e elastina



Radicais livres

São sintetizados no nosso interior são responsáveis por células alteradas e envelhecidas.
São moléculas instáveis que possuem 1 eléctron ímpar, para atingir a estabilidade, elas reagem com outras para "roubar" 1 eléctron.
São produzidos pelas células durante o processo de queima de Oxigénio (O2), utilizadas para converter os nutrientes absorvidos em energia. O nosso organismo possui enzimas protectoras (anti-oxidantes, vitaminas A, C, E e beta carotenos) que reparam 99% dos danos causados pela Oxidação.
Os Radicais Livres também têm um papel importante actuando no combate a inflamações, matando bactérias e controlando o tônus dos músculos lisos.
Como actuam no envelhecimento precoce quando procuram "roubar" outro eléctron acabam por danificar as células e a estrutura, onde a renovação celular apresenta células já danificadas.

Sem comentários: