sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Queratina

A queratina é uma proteína fibrosa sintetizada em células diferenciadas - Queratinócito.

É o Resultado de um processo metabólico de síntese contínua, desde a célula basal(célula mais profunda) até a célula córnea (célula mais superior). Na Camada Basal germinativa que a queratina é chamada de " queratina mole", se polimeriza no decorrer da maturação celular, quando as células chegam á Camada córnea a queratina torna-se "queratina dura", as células neste ponto encontram-se mortas, e seu citoplasma preenchido por queratina. (Anatomia e fisiologia da pele)

A queratina é formada por vários a.a ( aminoácidos, entre eles a cisteína), que formam estruturas da pele (pêlo , unhas).

A Cisteína encontra-se em diferentes quantidades, por exemplo na pele ela é pobre (pouca quantidade), ao contrário, nos pêlos e unhas onde ela é abundante .

A Queratinização "Ajuda" a Epiderme a cumprir as suas funções que são:

Protecção Mecânica - dá resistência á fricção e á penetração de micróbios e impedem a desidratação das células das camadas abaixo, visto que a queratina é impermeável a Água.

Elasticidade - a Epiderme elástica sofre permanentemente distensões, quando ocorrem mudanças atmosféricas ambientais. Esta propriedade é devida a uma modificação da molécula de queratina.

Com isto quer dizer que a queratina encontra-se sempre presente nas nossas células e estruturas (pêlos e unhas) .

Podemos "dar" ao nosso organismo proteínas, vitaminas, sais minerais.... que vão ajudar a nível celular (uma célula a funcionar bem), "o produto" digamos assim, o que resultar dela irá ser de boa qualidade.

Os cremes e os shampoons só actuam na camada mais superficial , vão ajudar a reparar a queratina, mas se o problema encontra-se mais a fundo, ai só mesmo dando ao organismo como citei a cima (proteínas entre outras).

Bem espero que tenha conseguido de alguma forma explicar um pouco sobre a queratina .

Irei abordar novamente este assunto mais a frente quando falar nos orgãos anexos (pêlos e unhas).


Até lá ....

1 comentário:

Ursula Abelan disse...

Qual a referência que utilizou?